sábado, 21 de dezembro de 2013

Engenhocas de El Reg no.4 confessional: Yamaha synth retro, osciloscópio válvula e mais


Guia rápido para a recuperação de desastres na nuvem


Cache in the Attic Para o The Register recursos do 30 º aniversário do MIDI , Bob Dormon despediu-se seu fiel Atari ST 1040FM e um 270c Apple PowerBook Duo, mas há muito mais do que computadores antigos em seu salão curso de tecnologia vintage. Ainda um novato na arte de arremessando coisas, aqui ele ajusta-se, aquece e acaba alguns velhos favoritos.


Yamaha, Solartron e JE Dallas & Co.


Quando um amigo meu ofereceu espaço do sótão, em troca de minha postura um piso lá em cima, ela provavelmente não tinha imaginado que eu estaria armazenando um monte de porcaria meu precioso tecnologia em seu loft há mais de 12 anos. Assim foi com uma certa dose de ansiedade e alívio que minha selecção de engenhocas realmente funcionou quando eu recuperei-los.


O item mais novo é o meu primeiro sintetizador - por esta admissão, você provavelmente pode dizer que eu não tenho o hábito de descartar coisas que ainda funcionam. Feito em 1980, eu comprei a minha Yamaha CS-10 de segunda mão, alguns anos depois e começou a fazer alguns barulhos muito desagradáveis ​​com ele. As sutilezas de seus vários moduladores eram conceitos novos para mim, embora o layout deste synth, com todos os seus botões para formas de onda e envelopes, foi uma verdadeira lição de soundshaping.







Yamaha CS10 monophonic synthesizer

Yamaha CS10 sintetizador monofônico



Tendo apenas um oscilador, este monosynth nunca foi o instrumento de som mais gordo dos tempos, mas o que eu realmente gostei sobre o assunto foi a sua entrada externa. Eu poderia começar AutoWah efeitos fora dele quando eu sondado na minha guitarra. Além disso, a entrada de disparo quando conectado a uma bateria eletrônica, poderia entregar pulsando basslines, as notas deveriam ser tocadas no teclado, porém, não MIDI aqui.


Falando de MIDI, eu sempre quis ter uma conversor MIDI-to-CV (tensão de controle) para ele, mas mesmo o modelo básico Philip Rees nunca foi barato a £ 50, que valia alguma coisa naquela época. Estes dias, Silencioso Way do perito Sleeper oferece uma alternativa de software , permitindo interfaces de áudio para entregar esta função. É cerca de £ 42 e não há versão demo também, se você gosta de dar-lhe uma tentativa. O sintetizador em si parece ter sofrido um pouco de seu ano sabático sótão estendido, um par de teclas F não funcionam, mas eu estou supondo que este poderia ser maus contatos e pode ser remediado com algum Servisol , uma chave de fenda e um senso de propósito. By the way, a Yamaha ainda tem o manual do usuário CS-10 em seu site, se você estiver interessado.


Meu osciloscópio Solartron poderia muito bem ter sido feito já em 1963, se o antigo eletrônica local entusiasta Radiomuseum tem suas datas certas. Local engrenagem teste Vintage Jonz Válvula página ainda exibe suas entranhas . A empresa começou como uma roupa britânico na década de 1950 e, apesar de algumas mudanças de mãos, Solartron ainda tem preocupações no Reino Unido vai em vários campos de equipamentos de teste. Na década de 1980, eu adquiri o meu CD solarscope 1014.3 a partir de uma empresa de eletrônicos que eu trabalhei para . Ela havia sido despejado, como não era mais rentável para o serviço e calibrar - o autotriggering timebase também tinha perdido um pouco de sua resistência. Ainda assim, sempre funcionou bem o suficiente para o meu sinal geral rastreamento necessidades.


Solartron CD 1014.3 oscilloscope

Solartron CD 1.014,3 osciloscópio exibindo Yamaha saída synth dente de serra em um de seus dias borradas



Fresco do sótão e olhar decididamente sujo, eu dei esta velhinha um ou dois dias para se aclimatar antes de ligá-lo. Quando eu finalmente poder-se, infelizmente, não aconteceu nada. Bem parecia que maneira, mas estava apenas se aquecendo, que teve minutos em vez de segundos.


Eventualmente, um feixe borrada apareceu e, apesar dos ajustes, ficou assim. Então eu percebi que eu estava fazendo foco muda muito rapidamente, pois não havia uma resposta atrasada. Levar as coisas devagar e twiddling botão eventualmente oferece um feixe de satisfação. Liguei o escopo para a Yamaha CS-10 e em breve, viu formas de onda dente enfeitou sua retícula e um cheiro empoeirado encheu a sala, já que continuou a aquecer.


De vez em quando você vê algo e ele só encantos-lo para comprá-lo. De fato, foi o que aconteceu durante uma visita ao antigo mercado de Greenwich, em meados dos anos 1990, quando avistei um gramofone de corda portátil Triumph de JE Dallas & Sons. Trinta quid mais tarde e que era meu junto com um monte de registros de 78rpm. Eu sempre pensei que, se as luzes se apagam, eu ainda vou ter a música, já que é totalmente mecânico.


J.E. Dallas and Sons Triumph wind-up gramophone

JE Dallas and Sons Triumph wind-up gramofone



Girando a alavanca para a primeira vez em muito tempo tinha me perguntando se eu ouvir algumas twangs mortais ou rangidos, mas felizmente não. A plataforma giratória girou lentamente, como se fosse sair da cama, eo primeiro prato gemeu de forma inconsistente. Outra manivela completo, porém, e tudo estava bem. A velocidade constante e um tom geralmente agradável a partir deste jogador que é, felizmente, não é o tipo raucously alto.


Dada a sua portabilidade, bom estado e estilo atraente no geral, eu tinha assumido a Triumph para ser da década de 1950, mas Guide UK sítio história industrial da Graça sugere que esta empresa britânica começou com banjos em 1875 e muito mais tarde guitarras Jedson , mas não começou gramofone produção até o final de 1920. Assim, a minha descoberta fonográfico é, provavelmente, em seus oitenta anos, mas ainda em voz muito boa com muito de peças agulhas em lata. ®



Nenhum comentário:

Postar um comentário